quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Empresa incubada na UFPA é finalista regional do Prêmio FINEP 2011


Um reconhecimento ao talento, à qualidade e ao bom trabalho realizado. Isso simboliza o atual momento vivido pela Amazon Dreams Indústria e Comércio LTDA, empresa incubada na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). A Companhia está na final regional da 14ª edição do Prêmio da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep) 2011. A premiação acontece nesta quinta-feira, 24 de novembro, em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia.

Reconhecimento – O mérito de chegar à final do Prêmio Finep de Inovação 2011 está no fato da empresa ser uma referência na sua área de atuação. “A nossa equipe é considerada referência global em antioxidantes, por conta dos produtos que desenvolvemos por meio de espécies amazônicas. Nenhuma empresa no mundo é capaz de extrair, separar e purificar antioxidantes de espécies florestais da região a um grau de pureza de 70%, como nós somos, com certificações orgânicas e de segurança alimentar, além de forte controle de qualidade. Assim, o Prêmio FINEP, que é a maior condecoração de inovação do País, é um reconhecimento fenomenal ao nosso trabalho, que está em constante consolidação”, explica o diretor executivo da Amazon Dreams, Igor Corrêa Pinto.

Outras premiações – Em outubro deste ano, a corporação recebeu o prêmio de segunda melhor empresa incubada de todo o Brasil, durante o XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que aconteceu em Porto Alegre. Além disso, a Amazon Dreams esteve, também, entre os cinco exemplos de sucessos inovadores expostos na Convenção BIO 2011, em Washington. Esse evento é considerado o maior encontro de biotecnologia do mundo.

Trajetória – A empresa foi criada por pesquisadores da UFPA, em 2002. Ela explora o ramo tecnológico da química fina de produtos naturais. Neste sentido, são purificados, fragmentados e padronizados lotes de compostos ricos em antioxidantes extraídos de frutas e folhas da Floresta Amazônica. Todos os produtos comercializados pela companhia são protegidos por patentes de co-titularidade com a Universidade.

Atualmente, ao todo, a Amazon Dreams é composta por 17 pessoas, entre funcionários, bolsistas e sócios, todos com nível superior, incluindo seis mestres e cinco PhDs.
As expectativas para o próximo ano são grandes. “Esperamos fechar 2011 com um faturamento 10 vezes maior do que o alcançado no ano de 2010. Assim, mantendo esta constante de crescimento, a expectativa que temos é atingir 1,5 milhões de Reais em faturamento até o final de 2012”, acredita o diretor executivo da Companhia.


Universitec  – A Amazon Dreams compõe uma relação de empresas que estão vinculadas ao Projeto Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). “Temos uma grande relação de parceria com a Universidade Federal do Pará, que é co-autora no desenvolvimento das nossas patentes e oferece toda a estrutura de incubação por meio da sua Agência de Inovação, o que nos traz um ‘carimbo de marca de inovação’ ainda mais forte”, finaliza Igor Corrêa Pinto.

Serviço
Amazon Dreams Indústria e Comércio LTDA, empresa incubada na UFPA, é finalista regional 14ª edição do Prêmio Finep de Inovação 2011
Período: 24 de novembro de 2011
Local: em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, no norte do País

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário